domingo, 8 de março de 2009

O olho do encenador

Carta aberta

O olhar de fora
São muitos os caminhos para a encenação. Alguns diretores criam formulas, outros preferem os riscos e sempre há riscos; há os que não acreditam muito, outros cheios de verdades e existem muitos métodos. De fato as possibilidades do olhar de fora são infinitas, mas todas com o único objetivo, construir a cena junto com os atores e equipe. Juntos!

Neste processo que iniciamos a cerca de dois meses, a função do encenador tem sido dar suporte para as possibilidades criadoras. Somos agentes da cena, nosso esforço é sempre neste sentido. Não temos grandes verdades, mas uma única certeza, basta dar um passo e nós já não somos os mesmos e somente a prática leva ao resultado. Tudo isso está ligado diretamente à capacidade de doação, entrega, de todos os elementos conjugados. Isto me leva a crer que estamos no cominho certo, ainda que às vezes tudo pareça "CAÓTICO". Como diriam nossos mestres, somente perdido é possível encontrar-se. O "CAOS" é antes do princípio do mundo, a força criadora.

Entramos esta semana no momento mais delicado de uma criação colaborativa. Como dizer o que se pretende? A quem se pretende dizer? Como atingir as expectativas propostas pela dramaturgia? Qual a função do ator? Qual a função do dramaturgo? Qual a função do diretor? Qual a função dos outros elementos do coletivo? São perguntas que começam a sentir vontade de serem respondidas. Percebo que somente a confiança entre as partes pode nos indicar caminhos para tais respostas. Neste momento, mais do que nunca, precisamos um confiar no trabalho do outro. Eliminando todo e qualquer pensamento improdutivo.

O encenador procura responder aos estímulos lançados pela dramaturgia e os atores respondem, em cena, as indicações do encenador. O encenador recebe as repostas dos atores e alimenta a dramaturgia, formando um ciclo infinito até a estréia.

Para tanto precisamos deixar fluir este canal criativo que é novo para nós, ainda que tenhamos trabalhado a vida toda com processo colaborativo. Este é o nosso processo e precisamos deixar pulsar a criação livre e independente.

Esse é meu informe da semana. Carta de reflexão.

Desejo merda. Parabéns a todos até aqui. Coragem, sigamos!

Fernando Lopes Lima

Nenhum comentário: