quinta-feira, 2 de abril de 2009

Nova etapa do processo - Ocupação do espaço de criação


Meus amigos. Hoje vou deixar registrado aqui como está se desenrolando nosso processo até agora e para onde estamos caminhando.
Entramos no quarto mês de trabalho, contando as ferias e os tempos para viagens a trabalho e etc. Passamos pela sala de ensaio com a Gyu e a oficina de palhaço, com a Maíra na capoeira, com a Milagres e o trabalho de ritmo, com a Kátia na preparação vocal, lemos muitos textos do Plínio, assistimos a muitos filmes e peças, conversamos, debatemos, brigamos e construímos uma ideia que começa a virar dramaturgía. Depois disso tudo nós chegamos a nossa personagem principal, a catadora. Uma mulher que vive na rua, passou por muitas situações trágicas e agora, no final de sua vida, lembra de algumas destas historias, como se estivesse vendo seu filme passar. São essas lembranças a história de nossa peça. Os encontros e desencontros de uma miserável. Nossos "temas" são: Saudade, abandono, esperança, infância perdida, tragédia, loucura, destruição, humor grotesco, o espaço urbano e seus moradores. Esse tem sido nosso mergulho profundo. A Dora tem o desafio sob controle e tem se afetado com todo o processo. Entramos agora numa nova fase do projeto. Não queremos apenas montar uma peça e apresentar na rua. Vamos usar a rua como personagem, as pessoas como figurantes, o lixo urbano como cenário, ruínas e canteiros como espaços de representação, sons da rua como música... Para tanto precisamos ouvir, pesquisar, cheirar, saborear, observar a praça escolhida.
Faremos algumas cenas e convidaremos os amigos/colaboradores para ver nosso trabalho em processo. Vamos construir uma intimidade com o espaço para que ele possa alimentar a dramaturgia.
Faz parte da criação a duvida, o risco e o desejo de certeza na duvida, no risco. Não sabemos o que estamos fazendo. Estamos construindo o espetáculo a partir do que nos atravessa, no salto, em movimento. Nossos parceiros são todos convidados a se jogar neste abismo conosco. Sabemos que no final desta viagem não seremos mais os mesmos. Por tanto apertem seus cintos e vamos encarar juntos este desafio criativo. Importante deixar claro que este movimento de ir para rua, descobrir os lugares, explorar as locações, é absolutamente necessário para que aja uma troca verdadeira entre o que já lá está e o que nós vamos levar.
A Dora tem registrado seu trabalho e impressões dramaturgicas no blog http://ficccaoeprocesso.blogspot.com/. Visitem.
Hoje, quinta-feira (02/04) encontramos com a Kátia Kouto para conversar sobre como a preparação vocal vai caminhar nesta nova etapa. Há uma confiança mútua de que estamos agindo de maneira correta, sem queimar nenhuma etapa.
Meus amigos, a busca agora é para descobrir o que queremos dizer e de que maneira vamos dizer. Sigamos. Beijos

Nenhum comentário: